Bushcraft




O Bushcraft, “técnicas do mato”, é uma atividade onde são treinadas técnicas tradicionais e modernas de sobrevivência.

Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de subsistência, adaptação e ação sobre o meio em que nos encontramos, seja ele urbano ou rural, que vão além das técnicas tradicionais de sobrevivência. 

Muitos desses conhecimentos já fizeram parte do dia a dia da cultura humana, mas devido ao avanço da tecnologia vêm caindo no esquecimento.

Falamos de coisas simples como saber purificar a água ou acender o fogo sem fósforos; saber construir um abrigo, uma jangada ou uma cesta com fibras naturais. Inclui ainda o conhecimento de como fabricar uma corda, esculpir uma colher ou outros utensílios em madeira e, também, de como confeccionar uma faca, um machado e outras ferramentas semelhantes.

Assim, o Bushcraft tem como princípio fundamental a consciência de que toda a base da evolução humana e também da própria sobrevivência dependem de uma só coisa: capacidade de adaptação. 

Portanto, esta arte pratica a habilidade e a capacidade de olhar para um objeto qualquer, seja um pedaço de madeira, um monte de barro ou uma pedra e não enxergar apenas aquilo que o objeto é, mas aquilo que o objeto pode ser. 

Em resumo, o praticante de Bushcraft não se propõe a reinventar a roda, mas procura entender como ela funciona, como construí-la e como utilizá-la para resolver seus problemas. 

Por fim, o Bushcraft distingue-se de outras atividades, até mesmo das técnicas de sobrevivência tradicionais, no sentido de que vai além do “sobreviver a algo” em um curto espaço de tempo, estando mais relacionada ao “viver depois de algo” em uma perspectiva de longo prazo.